quarta-feira, maio 19, 2004

Feira do Livro

Este lembrete do Pedro Guedes, no seu Último Reduto, avivou-me a memória para fazer uma sugestão a todos os que a partir de sexta-feira visitarão a Feira do Livro de Lisboa: não existindo em Portugal nenhuma editora especializada na publicação de obras inspiradas por um espírito católico tradicional, como ocorre nos casos da Tan Books ou da Angelus Press norte-americanas, apesar desse facto, aconselharia os meus leitores a darem um saltinho até ao pavilhão da Livraria Civilização Editora e a observarem o que por lá estiver exposto, muito especialmente os títulos editados na colecção "Talent de Bien Faire", de leitura altamente proveitosa.

Os livros de autoria de Roberto de Mattei, "A Soberania Necessária" e "Guerra Santa, Guerra Justa", onde se analisam respectivamente a problemática da mundialização e o conceito cristão de guerra justa cotejado com o islâmico de "jihad", não deveriam deixar minimamente indiferentes os membros da nossa família ideológica. Do mesmo autor, e igualmente de leitura muito interessante, destaco a biografia do Papa Pio IX, por excelência o grande Papa anti-liberal do século XIX - convém atentar ao Syllabus nela constante em versão integral, para perceber o fosso que separa a tradição católica do progressismo modernista pós-conciliar.

Num plano mais especificamente religioso, recomendaria ainda "Espírito de Família", de Monsenhor Henri Delassus, pensador contra-revolucionário de finais do século XIX e começos do século XIX, muito apreciado por São Pio X; "O Reino de Jesus Cristo na História", de Henri Ramière; "A Alma de Todo o Apostolado", do abade cisterciense J. B. Chautard, relevante análise da vida espiritual católica, também muito admirada por São Pio X; e, finalmente, "O Culto de Maria Imaculada na Tradição e na História de Portugal", de Armando Alexandre dos Santos, importante reflexão sobre uma das principais razões de ser de Portugal.

0 comentários: