segunda-feira, maio 16, 2005

As leituras do leitor-comentador Pimenta

Aceitando o repto que lhe lancei, aqui ficam as respostas do meu amigo Pimenta ao inquérito que tem andado a percorrer a blogosfera, e que agora já saltou para o lado de lá do Atlântico, a caminho do País irmão:

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Seguindo os passos da personagem que se imola com os seus livros que tanto deixou perplexo o bombeiro Montag, vi Leopoldo, o esposo d'A Mulher Pobre (Clotilde Marechal), romance de Leon Bloy, que se atira as chamas do incêndio para salvar anônimos desconhecidos. A descrição é impressionante!
Como diria A Mulher Pobre: "Há só uma tristeza: a de não sermos Santos".

2. Já alguma vez ficaste apanhado por uma personagem de ficção?

Duas vezes: a primeira com o [Diário de um] Pároco de Aldeia, de Georges Bernanos; na segunda foi Marie-Joseph Cain Marchenoir d'O Desesperado, de Leon Bloy. Cada um, ao seu modo, me sacudiu a alma.

3. Qual foi o último livro que compraste?

Doze Tipos, de G. K. Chesterton. Descrição sui generis de várias personagens históricas com o estilo inconfundível de Chesterton.

4. Qual o último que leste?

Um livro com alguns contos detetivescos do Pe. Brown, de Chesterton.

5. Que livros estás a ler?

Não tenho capacidade de ler mais de um por vez. No momento estou a ler Paideia, de Werner Jaeger. Estou tentando resgatar a minha dívida com os clássicos.

6. Que 5 livros levarias para uma ilha deserta?

Manual De Sobrevivência Em Uma Ilha Deserta; Como Escapar De Uma Ilha Deserta: manual de costrução de Barcos; Bíblia; Suma Contra Os Gentios e Suma Teológica (Sto Tomás de Aquino); Dois Amores/Duas Cidades e O Século Do Nada (esses dois de Gustavo Corção. Ops... foram 7. Posso cometer esse excesso?

7. A que 3 pessoas vais passar este testemunho?

Ao meu amigo Ruy Maia Freitas
, ao meu amigo Caturo e ao meu amigo Marcel.

JSarto

0 comentários: