sábado, janeiro 17, 2009

Missa tradicional celebrada publicamente em Fátima




Uma grande notícia! Celebrou-se finalmente em público numa diocese portuguesa, no âmbito da aplicação do "Summorum Pontificum", a Missa tradicional de rito latino-gregoriano! Tal sucedeu no passado fim-de-semana, por ocasião da peregrinação a Fátima de vários sacerdotes da Fraternidade de Cristo Sacerdote e Santa Maria Rainha, entre os quais o superior desta, Padre Manuel Folgar, que oficiou o Santo Sacrifício, Sábado, ao final do dia, na Igreja do Anjo de Portugal (fotos supra), e Domingo, pela manhã, na Capela do Solar de Santa Marta.

Pela nossa parte, regozijamo-nos com este acontecimento, cujos pormenores mais detalhados podem ser lidos nos blogues "Missa Tridentina em Portugal" e "Santa Maria Reina". A Missa tradicional é um património comum inalienável de toda a Igreja, o qual, pela sua antiguidade e venerabilidade, conforme ensina o Santo Padre Bento XVI, permite que muitos católicos nos dias de hoje, em especial jovens, encontrem o Mistério da Santíssima Eucaristia de uma forma que lhes resulta particularmente apropriada. Assim, quanto maior for a afirmação pública da Missa tradicional, tanto melhor! Outro não era o desejo de Monsenhor Lefebvre, cujo incansável labor em prol da Missa tradicional permitiu que esta evidencie o seu corrente vigor.

Antes de concluirmos, um pequeno reparo final sem grande importância, tão-só para lamentarmos não terem sido mais amplamente divulgadas estas celebrações por quem delas tinha conhecimento antecipado. Tal haveria possibilitado que um muito maior número de fiéis tivesse podido ocorrer às mesmas e unir-se à peregrinação da Fraternidade de Cristo Sacerdote e Santa Maria Rainha. Um detalhe que será corrigido, de certeza, em próxima ocasião, mas aos poucos e poucos a Providência Divina está a levar a coisa ao seu devido sítio!

Fotos: blogue "Missa Tridentina em Portugal".

0 comentários: