sábado, setembro 15, 2012

Um estranho afã

Ainda que conjunturalmente concorde com algumas das críticas feitas, não deixa de me causar estranheza o afã público com que D. Januário Torgal Ferreira tem fustigado - por duas vezes, nos últimos tempos - a pessoa do Primeiro-Ministro Passos Coelho e a política económico-financeira do actual Governo.

Não direi que o Bispo das Forças Armadas, com tal postura, haja extravasado objectivamente o âmbito do seu múnus episcopal, mas parece-me indubitável que o está a levar aos limites do admissível. Se porventura a sua posição crítica fosse manifestada de boa fé, a mesma poderia subsumir-se a uma defesa mediata, quiçá algo forçada, dos ensinamentos sociais da Igreja. Porém, boa fé em D. Januário Torgal Ferreira é coisa que creio não existir, supondo-o antes animado por outros interesses mais mundanos, mais rasteiros e mais difusos do que os ensinamentos da Igreja.

De facto, não é com certeza a preocupação com a salvaguarda do magistério eclesial que faz mover o Ordinário Castrense: fosse essa e ele teria defendido com denodo igual ao agora demonstrado a doutrina da Igreja concernente ao divórcio, ao aborto e aos emparelhamentos de homossexuais. E não foi isso que sucedeu, muito pelo contrário, conforme o demonstram as circunstâncias. Um estranho afã portanto, o de D. Januário Torgal Ferreira.

Para terminar, direi tão-só mais que alguém que exerce o cargo de Bispo das Forças Armadas deveria perceber, quanto à pessoa do Primeiro-Ministro Passos Coelho, que um homem que é favorável ao aborto e ao emparelhamento de homossexuais, por maioria de razão, não terá quaisquer escrúpulos em adoptar políticas que desrespeitem o pagamento do salário justo ou que oprimam os mais pobres. D. Januário Torgal Ferreira deveria perceber isto, mas desgraçadamente não percebe, porque na sua substância é igual a Passos Coelho, dele se distinguindo apenas acidentalmente quanto ao modo preferido de organização económica da sociedade - ambos materialistas, um favorável ao liberalismo anticristão; outro favorável ao socialismo outrossim anticristão.

0 comentários: