sábado, janeiro 30, 2010

Um exercício útil e interessante

Cotejar a carta de proclamação do ano sacerdotal por ocasião do centésimo quinquagésimo aniversário da morte de São João Maria Vianney, Cura d'Ars, escrita pelo Santo Padre Bento XVI, com estoutro artigo intitulado "A Imagem do Padre", de autoria de D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, publicado há quinze dias no jornal "Correio da Manhã", é um exercício útil e interessante que permite aquilatar, uma vez mais, o estado de desvario doutrinário a que chegou a hierarquia católica em Portugal.

Naquela, o Papa propõe a pessoa do Santo Cura d'Ars como exemplo a ser seguido por todos os sacerdotes pelo seu amor ao Santo Sacrifício da Missa, pelo seu cuidado com a cura de almas, pela santidade modelar da sua vida; neste, D. Carlos Azevedo, em contradição directa com o Papa, não hesita em afirmar entre muitas outras barbaridades saídas directamente da vulgata progressista: Partiram-se, quebraram--se os modelos presbiterais do passado. Não podemos crer que se possa voltar a posições e perspectivas do passado, ainda que renovada a fachada e realizadas acomodações de emergência. Não, definitivamente. O amanhã não será continuação pacífica do ontem.

Percebe-se perfeitamente quem é que D. Carlos Azevedo pretende atacar com estas linhas e sobretudo com estas entrelinhas. Esse alguém mais não é do que o próprio Bento XVI e a sua obra de restauração católica ao nível da hermenêutica da continuidade, da reforma da reforma litúrgica e da defesa da Santa Missa tradicional de rito latino gregoriano. Em contraposição, com característica falta de imaginação progressista e em autêntica hermenêutica da ruptura (o amanhã não será a continuação pacífica do ontem), propõe sacerdotes abertos ao mundo (sabemos aonde conduziu essa abertura a um dos inimigos da alma nestes últimos cinquenta anos, e o Santo Padre lamenta-o amargamente na sua carta…), quiçá sacerdotes mundanos, provavelmente trajados de fato e gravata ou pólo "Lacoste", com voz afectada e modos efeminados, capazes das piores cedências perante os disparates do mesmo mundo, sendo tudo menos outros Cristos. De permeio, o Bispo Auxiliar de Lisboa faz ainda uma capciosa defesa da pluralidade de espiritualidades (que sempre existiu na Igreja), a qual, neste contexto, devidamente decifrada, não passa de uma apologia do relativismo e até do indiferentismo religioso. Com D. Carlos Azevedo estamos, de facto, muito longe do sim, sim, não, não evangélico.

Em resumo, o Patriarcado de Lisboa continua a ser uma praça-forte do modernismo e do progressismo em Portugal. Numa altura em que D. José Policarpo se aproxima do limite de idade para o exercício de funções episcopais, seria bom que Roma, ao mais alto nível, começasse a pensar inverter a situação deplorável que persiste na principal diocese portuguesa. A exemplo do que sucedeu recentemente com a arquidiocese de Malines-Bruxelas, na Bélgica.

0 comentários: