domingo, novembro 03, 2013

Sentinelas em vigília

Ruídos de vozes chegavam.
- Aqui para nós, padre Anselmo, ouvia-se contestar padre Fernando, a frequência excessiva do coro não tem nenhuma utilidade prática.
- Rezar é bom, mas trabalhar é melhor, corroborava o beneficiado Trigueiros.
- Não me surpreende a objecção, ripostou padre Anselmo. É o reparo de muito bom cristão. Não se compreende, não se quer compreender o que é de fácil compreensão. Mas em ministros da Igreja é de pasmar. Pois se há função que o sacerdote execute de mais proveito social é precisamente a oração litúrgica, o ofício divino. Sim, meus amigos.
No claustro, o monge toma sobre si o melindroso encargo do dever social da oração que as solicitações do século e as ocupações profissionais impedem tanto padre de cumprir. Um capítulo de monges, permitam-me o grosseiro da comparação, é como certas fossas modernas, recebe as fezes dos pecados e transforma-os em linfa clara:
A função dos mosteiros é depurar, é decantar, clarificar as impurezas das almas. São sumidoiros do mal. Têm sofrimentos indebeláveis? Endossem-nos às piedosas orações dum claustro que lá lhos desgastam pacientemente. Duvidam? Desgraçada gente de pouca fé!
Manuel Ribeiro, in “A Catedral”, Lisboa, Livraria Renanscença, Edição Especial Ilustrada, 1925, páginas 240 e 241.

sexta-feira, novembro 01, 2013

Dia de todos os Santos

Como de costume, hoje, neste espaço, é evocada a santa memória de Monsenhor Marcel Lefebvre.

Missa Tradicional celebrada pelo Bispo emérito do Funchal

D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal, celebrou a Missa Tradicional de rito latino-gregoriano, no dia 28 de Outubro último, na Igreja dos Santos Inocentes, em Nova Iorque, Estados Unidos. Finalmente, o episcopado português passa a ter um dos seus membros entre os bispos do mundo inteiro que já celebraram publicamente a Missa Tradicional depois da promulgação do “Summorum Pontificum”.
 
Pela nossa parte endereçamos parabéns ao Senhor D. Teodoro de Faria, fazendo votos para que proximamente oficie a Missa Tradicional em terras lusitanas e desejando que o exemplo por ele agora dado frutifique entre os seus pares no episcopado nacional.