Caro LFC, a FSSPX é o Rubicão do actual Papa. Se tal travessia for mal sucedida por culpa de Bento XVI, então ver-me-ei forçado a concordar com o seu comentário. Mas só então.
Não sendo um entendido no assunto, e concordando que o Papa também já pactuou bastante com o modernismo dentro da Igreja, não posso concordar com a ideia de que ele é o líder da matilha quando ele se tem pronunciado e agido no sentido de pelo menos contrariar a comunhão com a mão, e de dizer na consagração "por muitos" e "não por todos", entre outras coisas. Sobretudo a comunhão nas mãos é a coisa que mais me aflige em tudo o que se passa na Igreja. Acho que se deve também ter cuidado com as situações de cisão dentro da Igreja. Eu não conheço a situação da FSSPX, não suporto o modernismo, relativismo e ecumenismo em que a Igreja caminha, mas em última instância estarei sempre com a Igreja fora da qual não há salvação. Acho que todos os que lutam pela ortodoxia o devem fazer como os inimigos da Igreja fizeram, infiltrando-se aos poucos. Dando-lhes a provar do mesmo veneno com que eles atacaram a fé. Foi assim que a Igreja há tantos anos combateu os cátaros, entre outras coisas deu-lhes a provar do mesmo "veneno" com os frades mendicantes próximos da população contrariando as heresias. Devemos ter sempre fé em Cristo, e Cristo não abandonará a Sua Igreja; nós não devemos abandoná-la também. Devemos é expulsar os vendilhões do Templo como fez Jesus.
Além disso, em virtude de Nossa Autoridade Apostólica, pelo teor da presente Bula, concedemos e damos o indulto seguinte: que, doravante, para cantar ou rezar a Missa em qualquer Igreja, se possa, sem restrição seguir este Missal com permissão e poder de usá-lo livre e licitamente, sem nenhum escrúpulo de consciência e sem que se possa encorrer em nenhuma pena, sentença e censura, e isto para sempre.
Da mesma forma decretamos e declaramos que os Prelados, Administradores, Cónegos, Capelães e todos os outros Padres seculares, designados com qualquer denominação, ou Regulares, de qualquer Ordem, não sejam obrigados a celebrar a Missa de outro modo que o por Nós ordenado; nem sejam coagidos e forçados, por quem quer que seja, a modificar o presente Missal, e a presente Bula não poderá jamais, em tempo algum, ser revogada nem modificada, mas permanecerá sempre firme e válida, em toda a sua força.
4 comentários:
Eu já não acredito nesse conto de fadas. Bento XVI é o chefe da alcatéia.
Caro LFC, a FSSPX é o Rubicão do actual Papa. Se tal travessia for mal sucedida por culpa de Bento XVI, então ver-me-ei forçado a concordar com o seu comentário. Mas só então.
Que bom a FSSPX atravessar o Rubicão do pensamento modernista para resgatar Roma e salvar o Papa.
Alea jacta est!
Não sendo um entendido no assunto, e concordando que o Papa também já pactuou bastante com o modernismo dentro da Igreja, não posso concordar com a ideia de que ele é o líder da matilha quando ele se tem pronunciado e agido no sentido de pelo menos contrariar a comunhão com a mão, e de dizer na consagração "por muitos" e "não por todos", entre outras coisas. Sobretudo a comunhão nas mãos é a coisa que mais me aflige em tudo o que se passa na Igreja.
Acho que se deve também ter cuidado com as situações de cisão dentro da Igreja. Eu não conheço a situação da FSSPX, não suporto o modernismo, relativismo e ecumenismo em que a Igreja caminha, mas em última instância estarei sempre com a Igreja fora da qual não há salvação. Acho que todos os que lutam pela ortodoxia o devem fazer como os inimigos da Igreja fizeram, infiltrando-se aos poucos. Dando-lhes a provar do mesmo veneno com que eles atacaram a fé. Foi assim que a Igreja há tantos anos combateu os cátaros, entre outras coisas deu-lhes a provar do mesmo "veneno" com os frades mendicantes próximos da população contrariando as heresias.
Devemos ter sempre fé em Cristo, e Cristo não abandonará a Sua Igreja; nós não devemos abandoná-la também. Devemos é expulsar os vendilhões do Templo como fez Jesus.
Enviar um comentário