sexta-feira, abril 06, 2012

Um bispo de truz

O brasileiro D. Paulo Sérgio Machado, Ordinário de São Carlos, São Paulo. Causa espanto que um sucessor dos apóstolos manifeste tanta falta de caridade para com os fiéis da Missa Tradicional, demonstre tamanho desprezo pela vontade papal plasmada no “Summorum Pontificum” e na “Universae Ecclesiae”, e se expresse publicamente com uma enorme arrogância que esconde uma ainda maior ignorância das coisas litúrgicas católicas. É a atitudes públicas como a deste pastor - perante as quais quem de direito nada faz - que se devem depois as desconfianças de certos tradicionalistas e não o contrário… Seria bom que quem de direito percebesse também isto de vez. Como confiar em bispos assim?!!

Porém, mesmo de um mal como este é possível extrair bens maiores.

Primeiro, é sempre bom que um progressista radical se manifeste como tal em público, que dispa a pele de cordeiro com que se cobre e mostre toda a sua fealdade herética. Doravante, já só será enganado por ele quem quiser ser enganado, e mais ninguém.

Segundo, estes comportamentos interpelam os católicos dignos desse nome a aprofundar o conhecimento da boa e verdadeira doutrina, que em matéria litúrgica está magnificamente explicitada na XXII Sessão do Concílio Apostólico Dogmático Tridentino. Ó que consolo recordar a sabedoria infalível e imutável da Santa Igreja Católica constante do Cânone IX aprovado em tal Sessão:

Cânone IX -  Se alguém disser que o rito da Igreja Romana que prescreve que parte do Cânon e as palavras da consagração se profiram em voz submissa, se deve condenar, ou que a Missa se deve celebrar somente em língua vulgar, ou que não se deve lançar água no cálice ao oferecê-lo, por ser contra a instituição de Cristo - seja excomungado.

0 comentários: