sábado, abril 07, 2012

Das dores de Nossa Senhora


Diz a Sagrada Escritura que quando se fabricou o templo de Salomão, não se ouviu em todo ele golpe de martelo. Ah, Templo Divino, figurado naquele mesmo templo, que agora quando vos desfazem, se ouvem tantas e tão cruéis marteladas! Fazem eco pelos vales daquele monte; mas muito maior eco faziam no coração da lastimada Mãe: no corpo do Filho davam as marteladas divididas, porque umas feriam os pés, outras a mão direita, outras a esquerda; porém na Senhora todas batiam e descarregavam juntas no mesmo lugar, porque todas feriam o coração. Com todos os instrumentos do Calvário era martirizado o coração da Senhora: e todas feriam o coração da Mãe, ainda os que não feriam o corpo do Filho; por isso Simeão chamou a todos espada: Et tuam ipsius animam pertransibit gladius. Se repararmos nos instrumentos da Paixão de Cristo, acharemos que nenhum deles foi espada: pois se na Paixão não houve espada como diz Simeão à Senhora que a espada da Paixão do seu Filho lhe trespassaria a alma? Et tuam ipsius animam pertransibit gladius. É porque todos os instrumentos que concorreram na Paixão do Filho, foram espada para o coração da Mãe. Para o corpo do Filho a cruz era cruz, os cravos eram cravos, os martelos eram martelos; mas para o coração da Mãe a cruz era espada, os cravos eram espada, os martelos eram espada, porque todos penetravam nas suas entranhas, e lhe atravessavam o coração.

Assim crucificavam juntamente a Mãe, os que crucificavam o Filho: e justa coisa fora, cristãos, que nos crucificaram também a nós, e que todos nos crucificáramos aqui hoje com o nosso crucificado Jesus! Olhai o que diz S. Paulo: Qui sunt Christi, carnem suam crucifixerunt cum vitiis, et concupiscentiis: Os que são de Cristo, crucificaram a sua carne com todos os seus vícios, e com todos os seus apetites.

Padre António Vieira, in “Prática Espiritual da Crucifixão do Senhor”, feita no Colégio da Companhia de Jesus, em São Luís do Maranhão

0 comentários: