segunda-feira, outubro 31, 2005

Breves - 16

- Existe uma emissora radiofónica de espírito verdadeiramente católico? Decerto que sim: a absolutamente excelente Rádio Cristiandad argentina! Recomendo a todos a sua audição, e sem quaisquer reservas! Um extraordinário trabalho que difunde a verdade da tradição católica à escala mundial!

- Desconheço se o meu amigo FGSantos já leu o último "Astérix". Se não o fez, aconselho-lhe tal leitura (convite extensível ao Camisa Negra), quanto mais não seja para conhecer o novo comandante do campo de Petibonum - o centurião Avantipopulus. Pessoalmente, julgo que Uderzo fez uma aposta arriscadíssima neste último álbum, e ganhou-a em pleno.

- Com grande atraso: parece que este espaço foi posto na lista negra do Aeroporto de Heathrow. Pelos vistos, a censura do tirano politicamente correcto Blair não gosta de nós. Mesmos pequeninos, incomodamo-lo. Para mim, como responsável d"A Casa de Sarto" - e com certeza para o Rafael -, tal circunstância não pode deixar de ser um motivo de justo e legítimo orgulho, pois é a prova provada de que por estes lados se encetou pelo bom caminho!

- De seguida, uma saudação especial para os meus visitantes do Brasil: felicito-os pelo magnífico resultado do referendo do passado Domingo, dia 23, que recusou esmagadoramente a proibição do livre comércio de armas e o consequente desarmamento dos cidadãos honestos e cumpridores da lei. Um país em que as pessoas se deixam tratar de modo diferente, é um país com uma população que aceita a imposição de um estatuto de menoridade cívica. Curioso tal desiderato das autoridades brasileiras: aquilo que jamais passaria pela cabeça de um monarca medieval, por ser uma clamorosa violação da ordem natural e do direito à legítima defesa, é algo que os déspotas da pós-modernidade que nos governam, não hesitam em tentar consumar… Outrossim, sugiro a consulta deste excelente artigo de Dom Lourenço Fleichman: à atenção de muitos modernistas, e também de outros tantos pagãos desinformados e mal intencionados.

- O intragável Abbé Pierre, uma das figuras de proa da autodemolição da Igreja Católica em França, com a soberba característica dos impenitentes, veio a público vangloriar-se de pecados contra a castidade que cometeu ao longo da sua vida, aproveitando a ocasião para defender a ordenação sacerdotal de mulheres e adopção de crianças por parelhas de sodomitas. Um herege notório este Abbé Pierre, e ainda por cima escandaloso, mesmo aos noventa e três anos de idade…

- Em Roma, terminou o Sínodo dos Bispos. À maneira dos avestruzes, os eminentíssimos e reverendíssimos participantes ignoraram olimpicamente o tema da Missa de rito latino-gregoriano, elogiando, na mais completa cegueira fanática, as potencialidades inexploradas da reforma litúrgica do V2. Entretanto, sobre a Missa de sempre, envolveram-se em polémica os Cardeais Francis Arinze e Dario Castrillon Hoyos: o primeiro, nigeriano com fama de conservador (!), numa nota privada de sua autoria que tem circulado pelo Vaticano, defende que a Missa de sempre foi abolida pelo V2; o segundo, colombiano de tendência tradicionalista, por mais de uma vez e em público, já disse que não. Por mim, para "desempatar", convoco São Pio V

- Regressando às potencialidades da reforma litúrgica do V2: será que nestas fotografias já se vislumbra a concretização daquelas?...

JSarto

0 comentários: