segunda-feira, maio 30, 2005

Breves - 11

- Hoje somos todos franceses: a Constituição Europeia, jacobina e laicista, foi rejeitada em referendo realizado na pátria dos "imortais princípios de 1789". Deus, com o seu subtil sentido de humor, trocou uma vez mais as voltas a muito boa gente.

- Retomando a ideia-chave de Chesterton de que a propriedade privada é indispensável à felicidade (possível) do homem, ainda mais inadmissível se torna a velha e abusiva prática socialista, já adoptada pelo triste governo socrático, de fazer responder solidária e ilimitadamente, pelos erros de gestão da coisa pública em exclusivo imputáveis àqueles que detêm o controlo do aparelho administrativo estatal, o património pessoal (a começar pelos respectivos rendimentos do trabalho) da globalidade dos membros da comunidade nacional, os quais nenhuma responsabilidade tiveram ou têm nos ditos erros.

- Uma situação bizarra e bem sintomática do quotidiano autárquico luso, comum a boa parte dos concelhos do nosso País, independentemente da coloração partidária dos executivos camarários que os administram: por estes dias, em rotunda com não mais de cinco metros de diâmetro, localizada numa das saídas de Leiria, oito jardineiros - oito - cuidavam com afã do relvado nela plantado…

- Extraordinário artigo do Rebatet sobre o radicalismo niilista do Bloco de Esquerda, e a natureza intrinsecamente perversa que tal agremiação política esconde sob a sua capa de radicalismo chique de esquerda bom género. Leitura altamente recomendada.

- O Clark59, admirador do Papa Paulo VI, provavelmente o pior Papa de toda a História da Igreja - pior que Libério, Honório, João XXII, Inocêncio VIII ou Alexandre VI -, das "reformas" do Concílio Vaticano II, e votante do Partido Comunista - sim, eu sei que foi um voto de protesto… -, manifestou o seu descontentamento por nesta "Casa" se encontrar ligado e isolado no espaço dedicado aos esquerdistas. Ora, porque não sou insensível à amizade sincera que o Clark59 sempre nutriu por este espaço, altera-se situação tão melindrosa, pois a ninguém agrada ser chamado de esquerdista: assim sendo, passa a estar disponível na secção de "Heterodoxos".

- Pergunta final para o Rafael e o Corcunda: já leram alguma obra do Professor Jaroslav Pelikan? Se sim, o que acharam?

JSarto

0 comentários: