domingo, maio 26, 2013

Um pedido ao novo Patriarca de Lisboa

Que D. Manuel Clemente tenha generosidade bastante para pôr cobro à situação bizarra de Lisboa ser a única capital da Europa Ocidental onde não se celebra com regularidade, ao abrigo do Motu Proprio “Summorum Pontificum”, a Missa Tradicional de rito latino-gregoriano. Não é compreensível a subsistência desta factualidade para os católicos portugueses e ainda menos num destino turístico de primeira importância mundial, visitado todos os anos por milhões de turistas, em boa parte também católicos (muitos deles em trânsito de e para Fátima) que ressentem amargamente a ausência da Missa Tradicional na capital de um país que gosta de se apresentar com pergaminhos históricos cristãos.
De uma vez por todas, haja quem tenha a coragem de compreender que a celebração da Missa Tradicional não é uma extravagância, nem os fiéis destas são um bando de excêntricos; pelo contrário, o acesso à Missa Tradicional é um direito que a Igreja reconhece a todos os fiéis, podendo estes requerer com toda a legitimidade a celebração daquela e devendo as autoridades eclesiásticas deferir, tanto quanto seja possível, tais pedidos, o que até agora não tem sucedido em Lisboa.
É bom não esquecer que através da Missa Tradicional muitos fiéis, pessoas normalíssimas, aprofundam grandemente não só a piedade e a reverência litúrgicas mas também a sua própria religiosidade católica.

1 comentários:

Josephvs disse...

Vortex d'hoje aponta:

http://unamsanctamcatholicam.blogspot.com.br/2013/04/kasper-admits-intentional-ambiguity.html