quarta-feira, junho 24, 2009

Os bispos da Alemanha em desespero de causa


As ameaças de excomunhão que a Conferência Episcopal Alemã tem vindo a fazer à Fraternidade Sacerdotal de São Pio X nas últimas semanas, com respeito às ordenações sacerdotais que esta prevê realizar no próximo dia 27 de Junho, no seu seminário alemão de Zaitzkofen, ainda que graves, têm de ser reputadas como absolutamente irrelevantes. As mesmas traduzem tão-só a exasperação em que se encontra um dos episcopados mais heréticos da Europa, cuja respectiva conferência é presidida pelo modernista Zollitsch, que se notabilizou por negar em público o dogma da redenção. Através delas, tal episcopado, fingindo que zela pelo cumprimento do direito canónico, intenta na verdade atacar a pessoa do Papa e frustrar a vontade deste de regularizar o estatuto da FSSPX no seio da Igreja.

De facto, os bispos alemães - como muitos outros bispos pelo mundo fora, mas estes porventura mais discretos - não se conformam com a eleição de alguém doutrinariamente ortodoxo como Bento XVI para o Trono de São Pedro, bem como não lhe perdoam a obra de restauração gradual da tradição católica que de imediato encetou, e na qual pretende que a Fraternidade venha a desempenhar um papel maior. Por que outra razão o Santo Padre teria escrito o que escreveu, na sua carta de 10 de Março último aos bispos do mundo inteiro? Recordemo-lo:

Poderá deixar-nos totalmente indiferentes uma comunidade onde se encontram 491 sacerdotes, 215 seminaristas, 6 seminários, 88 escolas, 2 institutos universitários, 117 irmãos, 164 irmãs e milhares de fiéis? Verdadeiramente devemos com toda a tranquilidade deixá-los andar à deriva longe da Igreja? Penso, por exemplo, nos 491 sacerdotes: não podemos conhecer toda a trama das suas motivações; mas penso que não se teriam decidido pelo sacerdócio, se, a par de diversos elementos vesgos e combalidos, não tivesse havido o amor por Cristo e a vontade de anunciá-Lo e, com Ele, o Deus vivo. Poderemos nós simplesmente excluí-los, enquanto representantes de um grupo marginal radical, da busca da reconciliação e da unidade? E depois que será deles?

Assim, em desespero de causa, o episcopado alemão tenta a todo o custo fazer implodir o aparecimento de um quadro que provoca terror puro à sua mente herética modernista: a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X completamente regularizada de um ponto de vista canónico no interior da Igreja institucional! Porém, não conseguirão impedir que tal quadro se concretize: primeiro, porque Roma já se demarcou de qualquer ameaça de nova excomunhão da FSSPX, como o perceberá qualquer pessoa que saiba ler nas entrelinhas o comunicado do passado dia 17 de Junho, na condição de não ser um mitómano delirante e sem escrúpulos que tome os seus desejos pela realidade; segundo, porque no dia 21 de Junho último se realizaram as ordenações norte-americanas da FSSPX, no seminário de Winona (foto supra), e Roma não manifestou qualquer criticismo contra as mesmas, bem pelo contrário; e terceiro, simplesmente porque "as portas do Inferno não prevalecerão!"

0 comentários: