domingo, setembro 08, 2013

Missa Tradicional em directo

Através do sítio “Live Mass”, a partir de duas paróquias sob o cuidado pastoral da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP) - uma em Sarasota, Flórida, Estados Unidos; outra em Guadalajara, México -, é possível assistir em directo à celebração da Missa Tradicional de rito latino-gregoriano. Trata-se de uma ligação utilíssima e importantíssima para quem esteja impossibilitado de comparecer pessoalmente a uma Missa Tradicional (e, em Portugal, encontramo-nos quase todos nessa situação), e por isso merecedora de todo o apoio e divulgação possíveis. Enfim, aos interessados, que se espera sejam muitos, recorda-se que a diferença horária entre a Flórida e Portugal é de cinco horas, e entre o México e Portugal é de seis horas.

16 comentários:

Afonso Miguel disse...

Ao que Portugal está reduzido, assistindo a Missas pela internet... Tudo isto me entristece cada vez mais. Alguém que nos resgate!

Miles disse...

Caro amigo, é triste, é. Em termos de "Summorum Pontificum", a verdade é que a desorganização é mais do que muita e os interessados - que, de resto, têm de enfrentar mil e um obstáculos - também não são assim tantos... O modernismo, pouco exigente, assentou bem em Portugal e coadunou-se com uma certa maneira de ser nacional caracterizada pela displicência. A abdicação de Bento XVI e a eleição de Francisco acentuou ainda mais tudo isto.

Conforme já referiste anteriormente, parece-me que o melhor mesmo é auxiliar vigorosamente a actuação da FSSPX em terras lusas, apoiando tanto quanto possível os apostolados já existentes e, também tanto quanto possível, tentando criar outros.
Seria plausível, por exemplo, que nas tuas bandas a FSSPX começasse a celebrar regularmente uma Missa Tradicional? Tanto quanto sei, a FSSPX tem livre o 2º Domingo da cada mês, parte da tarde, em Portugal (as deslocações a Monforte acabaram)...

Afonso Miguel disse...

Caro amigo,

Conforme publiquei há anos na Tribuna, um simples pedido de uma capela para a celebração regular da Missa de Sempre nestas bandas resultou em pressões e intimidações a um sacerdote que, de bom grado, teria aberto as portas a um pequeno grupo que trouxesse alguém capaz de oficiar no usus antiquor. Posto isto, problema principal seria o local da celebração. Infelizmente, não possuo um espaço adequado nem conheço ninguém disposto a ceder um.

Em todo o caso, penso que a actuação da FSSPX deveria tomar outro rumo: encontrar onde celebrar publicamente em Lisboa. Trouxe esta convicção de uma estadia em Paris. Se o modernismo se apoderou de quase tudo e todos em Portugal, uma das razões é a inexistência visível de alternativa. Só com uma capela ou igreja em Lisboa se daria verdadeiramente o passo decisivo para formar uma comunidade tradicional em Portugal que, crescendo gradualmente, se pudesse também espalhar a outras cidades.

Batemos aqui no mesmo problema: encontrar essa capela ou igreja, cedida ou comprada. Não conheço nenhuma oportunidade nesse sentido, embora tenha procurado em tempos. Nessa altura, quando frequentei mais activamente a casa de Chelas, falavasse a igreja do antigo Convento de Santa Marta, mas sempre achei a ideia irrealista.

O que sei é que Portugal precisa de um resgate e que só a FSSPX está à altura para esse combate. Os fiéis sozinho não conseguem. A fraternidade precisa de olhar urgentemente para a nossa situação. Ou achará que não vale a pena?...

Miles disse...

Caro amigo, não cometo nenhuma inconfidência se disser que a FSSPX há cerca de um ano, mais coisa menos coisa, adquiriu em Lisboa um imóvel com o fito de nele instalar uma igreja com todas as condições necessárias ao culto, condições que a casa de Chelas obviamente não possui. O imóvel é este - https://maps.google.pt/maps?ie=UTF-8&layer=c&z=17&iwloc=A&sll=38.737826,-9.104895&cbp=13,265.1,0,0,0&cbll=38.737832,-9.104799&q=rua+afonso+annes+penedo+58+lisboa&ei=jZ8sUpH9NMav7AbJqID4Cw&sqi=2&ved=0CC4QxB0wAA Podemos eventualmente objectar quanto à localização do mesmo, mas foi o que a FSSPX conseguiu em Lisboa de disponível para as suas possibilidades económicas (de resto, sublinho que nenhum papel tive neste processo). A questão, agora, é arranjar o dinheiro para transformar o velho armazém ribeirinho numa autêntica igreja; e isso, tanto quanto sei, não está fácil de todo.

Miles disse...

Em face do exposto, parece-me que a FSSPX se interessa por Portugal - está cá há já um quarto de século; agora, os portugueses que se interessam pela tradição e se dizem tradicionalistas deveriam retribuir a atenção e não vejo isso acontecer. Com honrosas excepções, vejo nas capelas da FSSPX sempre os mesmos crónicos, a mesma mão cheia de pessoas há muitos anos. Em Fátima, onde a FSSPX possui uma capela digna e decente, fora dos meses de Verão e salvo ocorrendo a visita de algum estrangeiro de passagem, aparecem por lá sempre as mesmas oito/dez pessoas, às vezes, nem isso.

Miles disse...

É certo que os tempos não são de triunfalismos e os católicos autênticos serão cada vez mais uma minoria e uma pequena minoria; mas, ainda assim, penso que os portugueses poderiam fazer um mais e melhor do que neste momento estão fazendo.

Miles disse...

Só mais uma pequena clarificação: quando me refiro aos mesmos crónicos, às mesmas pessoas de há muitos anos, não estou obviamente a criticar estas e muito menos a querer afastá-las. Lamento apenas que não apareçam novos fiéis ou que isso suceda de forma muito espaçada.

Anónimo disse...

Caro Miles e Afonso,

confirmo a aquisição do citado imóvel que será, em tempo e face às necessidades da ordem dos 400 mil euros, transformado em Capela.
Informo que estão convidados a participar nas Bodas de Prata Sacerdotais do Revº Padre Anselm Ettelt que se realizará na Capela do Priorado (Chelas) no dia 29 Setembro. Depois da Missa haverá almoço. Caso aceitem o convite peço que me informem (até 22 de Setembro)através de rui-machado@hotmail.com ou 966914424. O almoço não é pago, contudo, mediante a disponibilidade e generosidade das pessoas, aceita-se esmola para apoiar as despesas.
Rui Machado
Tertius Ordo FSSPX
Organização da Boda
PAX

Miles disse...

Caro Rui Machado, já sabia da comemoração das bodas de prata sacerdotais do Senhor Padre Anselm Ettelt e já havia confirmado a minha presença nas mesmas; porém, agradeço à mesma o seu convite e informo-o da minha disponibilidade para apoiar o pagamento das despesas.

Se o Afonso Miguel pudesse comparecer, seria ouro sobre azul e daria para pormos a conversa em dia.

Anónimo disse...

Caro Miles,
agradeço a participação.

Os cânticos são:
Missa II (Kyrie fons bonitatis)
No ofertório: Salve Mater Misericordia
Consagração: Anima Christi
Comunhão: O Santíssima
Depois da Salvé-Rainha (Tonus Solemn): Te Deum (Tonus simplex)

PAX
Rui Machado

Anónimo disse...

Tenho pena de estar muito longe de Lisboa, senão seria um membro assíduo da FSSPX! Por enquanto remeto-me para assistir a Santa Missa pela internet!

Petrvs

Afonso Miguel disse...

Caro amigo,

Desconhecia que a FSSPX tivesse efectuado essa compra em Lisboa. Repito que há algum tempo que não a frequento e não tenho estado a par desses desenvolvimentos. Boas noticias, portanto!

Quanto a encontrares sempre os mesmo resistentes nas capelas da fraternidade e ao desaparecimento de alguns (é o meu caso), as causas são tantas e tão diversas que cada um responde por si. No que me toca, confesso que o Summorum Pontificum teve alguma influência, embora não tenha sido a principal razão para o afastamento. Um maior e novo convencimento da indispensabilidade da FSSPX para a restauração litúrgica e doutrinal leva-me, no mínimo, a aproveitar o convite para estar presente no convívio de dia 29, assim Deus me permita folga de outra afazeres. Tenho algumas saudades daquela casa, para mais agora que a conclusão parece ser uma e só uma: nada conseguiremos com o clero português; a fraternidade é a nossa única e verdadeira esperança.

Pedia ao Rui Machado que me confirmasse a hora da Missa.

Forte abraço.

Miles disse...

Caro amigo, a hora da Missa é a do costume ao Domingo - 11.00 Horas. Depois desta, seguir-se-á o almoço. Espero que consigas comparecer. Um abraço!

Mário Machado disse...

Parece que as coisas têm melhorado para o lado dos portugueses no que toca à presença da Missa tridentina em Portugal.

- Segundo as minhas pesquisas há uma missa todos os Sábados em S. Nicolau em Lisboa.

- A FSSPX Portugal está muito mais activa na internet e partilhou os desenvolvimentos da construção da nova Igreja. Vejam:
https://fsspxportugal.wordpress.com/2015/11/05/construcao-da-igreja-da-fsspx-em-lisboa/

Helena Rodrigues disse...

Bom dia a todos. Neste momento,tanto quanto sei, a Fsspx está a oncluir uma igreja em Lisboa.
Em tempos vieram a Coimbra e houve missa numa sala de minha casa. Entretanto fiz obras e se bem que o espaço não seja muito grande há um "oratório" disponível.
O último padre que contactou connosco foi o padre Anselm. Entretanto o meu marido esteve muito doente, faleceu e eu encontrei-me sózinha no meio de todos os problemas. Quem apareceu foram os franciscanos de Sto António dos Olivais, para todas as cerimónias, Missa de corpo presente,funeral etc.

A fraternidade também terá de se "mover" para as suas ovelhas. Lastimo muito que assim seja mas, ao menos, pode-se assistir à Missa via internet. Deus abençoe os que disponibilizam esta possibilidade.
Helena Rodrigues

Miles disse...

Exma. Senhora

Só hoje tomei conhecimento do seu comentário, dado que correntemente abro esta caixa de comentários apenas uma/duas vezes por mês em virtude de haver deixado de actualizar o blogue.

Antes de tudo o resto, apresento-lhe os meus sentimentos pelo falecimento do seu marido.

Quanto ao mais, esclareço-a também de que Senhor Padre Anselmo saiu de Portugal há quase um ano, encontrando-se presentemente na Polónia. O actual responsável pelo apostolado da FSSPX em Portugal é o Padre Samuel Bon, auxiliado nessa tarefa pelo Padre José Maria Jiménez, presumindo eu que ambos desconheçam a sua situação aí em Coimbra.

Com vista a avaliar uma possível celebração, até com alguma regularidade, no oratório que menciona, sugerir-lhe-ia que contactasse a FSSPX por via de correio electrónico ou do facebook. Deixo-lhe aqui os endereços para o efeito:

- https://www.facebook.com/FSSPX.Portugal/

- http://www.fsspx.es/pt/contato-9154

Apesar do grande atraso involuntário na resposta, ainda assim espero ter-lhe sido útil.