segunda-feira, setembro 05, 2011

Leituras ainda de Agosto - "El Ruiseñor Fusilado", de Leonardo Castellani


Causa-me estranheza como pude adiar durante tanto tempo a leitura deste livro. Escrito entre 1947 e 1952, num dos períodos mais difíceis da vida do Padre Leonardo Castellani (o que precedeu e sucedeu à sua injustíssima expulsão da Companhia de Jesus), mas publicado somente em 1975, o mesmo tem por pano de fundo a análise dos trabalhos literários e sobretudo da vida tormentosa do Padre catalão Jacinto Verdaguer (1845 - 1902).

Em “El Ruiseñor Fusilado”, o ilustre sacerdote católico argentino, que toma emocionalmente Verdaguer por um seu “alter ego”, disseca com a mestria e fineza que lhe são características todos os grandes temas recorrentes na sua genial obra bibliográfica, num autêntico “tour de force”: a análise da diferença entre obediência legítima e ilegítima, com a defesa do primado da consciência face àquela segunda; as considerações acerca das razias provocadas pelo farisaísmo no interior da Igreja, entendido esse como um eclesiocratismo desapiedado e desalmado, que obnubila o sentido da fé e se preocupa tão-só com a prática de uma obediência literal, formal e exterior, transformada numa finalidade em si mesma; enfim, as reflexões sobre a grande apostasia religiosa dos últimos tempos, o Apocalipse e a Parúsia.

Em suma, trata-se de um livro notável e ao mais alto nível de Castellani, o que não é dizer pouco! E percebo, finalmente, perante toda temática abordada, o porquê da dedicatória supra retratada.

3 comentários:

Julian Felsenburgh disse...

O Sr. conhece tradução para o português de alguma obra do Pe. Castellani?

Miles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miles disse...

Não existe nenhuma edição de obras de Castellani publicada em português; todavia, trata-se de autor que um português ou um brasileiro conseguem ler perfeitamente em espanhol.