segunda-feira, novembro 24, 2008

Da estranha aplicação do "Summorum Pontificum" em Portugal (2)


Num primeiro momento, a notícia do blogue "Missa Tridentina em Portugal" - a que o notável "Rorate-Caeli" deu eco - de que a Missa Tradicional se encontrava enfim a ser oficiada no nosso País por efeito directo da aplicação do "Summorum Pontificum, e mais concretamente pelos Franciscanos da Imaculada, em Fátima, encheu-me de contentamento.

Porém, quando a esmola é grande, o pobre desconfia: procurando informar-me sobre os horários de tais celebrações, fiquei a saber através de fonte segura que, em termos práticos, as Missas nos Franciscanos da Imaculada são privadas, já que os mesmos dispõem tão-só de uma pequeníssima capela (na foto) que não comporta a assistência de quaisquer fiéis leigos. À alegria inicial que tive, seguiu-se a desilusão.

Ao que consegui também apurar, os Franciscanos da Imaculada procuram um espaço maior, onde possam celebrar de um modo mais condigno a Missa Tradicional. Por mim, desde já, poder-lhes-ia recomendar uma capela em Fátima onde conseguiriam alcançar tal desiderato: a Casa do Menino Jesus de Praga, da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, no Bairro da Moita Redonda; todavia, suspeito que eles não estariam interessados em tal local, vá lá saber-se porquê…

Sem prejuízo, na cidade de Fátima existem mais igrejas e capelas do que dias num ano. Assim sendo, não duvido de que o Senhor Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, de certeza ansioso por manifestar a sua plena comunhão com Roma, encontrará sem demoras uma solução para este problema, disponibilizando rapidamente um local onde os Franciscanos da Imaculada oficiem a liturgia tradicional com toda a reverência e elevação que lhe é devida.

0 comentários: