domingo, novembro 03, 2013

Sentinelas em vigília

Ruídos de vozes chegavam.
- Aqui para nós, padre Anselmo, ouvia-se contestar padre Fernando, a frequência excessiva do coro não tem nenhuma utilidade prática.
- Rezar é bom, mas trabalhar é melhor, corroborava o beneficiado Trigueiros.
- Não me surpreende a objecção, ripostou padre Anselmo. É o reparo de muito bom cristão. Não se compreende, não se quer compreender o que é de fácil compreensão. Mas em ministros da Igreja é de pasmar. Pois se há função que o sacerdote execute de mais proveito social é precisamente a oração litúrgica, o ofício divino. Sim, meus amigos.
No claustro, o monge toma sobre si o melindroso encargo do dever social da oração que as solicitações do século e as ocupações profissionais impedem tanto padre de cumprir. Um capítulo de monges, permitam-me o grosseiro da comparação, é como certas fossas modernas, recebe as fezes dos pecados e transforma-os em linfa clara:
A função dos mosteiros é depurar, é decantar, clarificar as impurezas das almas. São sumidoiros do mal. Têm sofrimentos indebeláveis? Endossem-nos às piedosas orações dum claustro que lá lhos desgastam pacientemente. Duvidam? Desgraçada gente de pouca fé!
Manuel Ribeiro, in “A Catedral”, Lisboa, Livraria Renanscença, Edição Especial Ilustrada, 1925, páginas 240 e 241.

1 comentários:

OSB disse...

Queridos amigos: Un cordial saludo a todos los que os habéis comunicado a través del blog benedictinostradicionales.blogspot.com.es. Conocida vuestra inquietud vocacional, estamos muy interesados en apoyaros y ayudaros a realizar vuestra respuesta a la Llamada del Señor.
Podéis mandar vuestras peticiones al Correo de nuestro blog: Desde Valdejimena por un monje ermitaño: valdejimenahorcajo@gmail.com o frfrancis@msn.com y llamar al 616416673 de 8.30 a.m. a l3.00 y en la tarde de 18.30 a 20.00.
Contad con todo nuestro interés y disposición a ayudaros, por supuesto estáis en nuestra oración diaria. y pedimos a Nuestro Padre San Benito, sea para vosotros, padre, maestro, guía y protector en vuestro camino. Recordad que vuestra llamada la ha hecho el Señor y si Él lo desea para Él nada es imposible.
Con mi fraternal saludo y bendición P. Francisco osb.

-Si lo desean pueden difundirlo con los medios que tengan a su alcance.
Gracias y unidos en oración.