domingo, dezembro 23, 2012

Infelicíssima decisão


Antes de mais, duas ressalvas sobre Paulo VI:

1ª) Foi um Papa legítimo da Igreja Católica;

2ª) Na certeza de que a misericórdia divina é infinita, desejo com toda a sinceridade que se tenha salvado para a vida eterna.

Dito isto, a recente decisão de Roma concluir o processo de beatificação do Papa Paulo VI é infelicíssima: o recém Venerável foi o rosto visível máximo e o principal responsável pela maior crise de identidade que a Igreja Católica alguma vez atravessou, crise cujos efeitos devastadores se continuam a fazer sentir até aos dias de hoje. O simples facto de ter sido Paulo VI o Papa que tentou banir para sempre a Missa Tradicional de rito latino-gregoriano, conseguindo marginalizá-la com maligno sucesso na Igreja do Ocidente, é algo que por si só o tornaria indigno de uma beatificação (pesem embora, por exemplo, outros actos do seu pontificado como a “Humanae Vitae” ou o “Credo do Povo de Deus”).

A suceder essa beatificação, como fiel católico não terei outra alternativa que não seja a de acatá-la, mas o novo Beato não será objecto da minha devoção privada. A isso, em consciência, não sou obrigado. Ou, então, talvez lhe peticione para interceder pela Missa Tradicional de rito latino-gregoriano, para que esta volte a ser celebrada de modo efectivamente livre no mundo inteiro e em especial no meu país - Portugal. Quem sabe, quem sabe… Afinal, desejar isto já não é querer ser Papa no lugar do Papa…

A ler também - Paolo Mesto Un Santo?, no “Orbis Catholicus”.


1 comentários:

Anónimo disse...




Prezados:

Desculpe-me por trazer algo que está fora do assunto da postagem. Não sei como muitos de vocês entendem como se deve reagir aos mais variados ataques dirigidos aos católicos no mundo inteiro, mas creio ser urgente uma resposta de todos a isto aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=rhxZupJ08Z8

O que há ali, senão ódio a Igreja Católica?

Um opção é o abaixo-assinado dirigido ao Ministério Público, pedindo a retratação dos alunos da PUC- SP. Aqui:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=PUC

Att.

Apolinário Rocha