segunda-feira, janeiro 28, 2008

Juan Antonio Widow e o animal político


Juan Antonio Widow, professor de "Metafísica e Filosofia Política" na Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, é uma das mais relevantes figuras na defesa da tradição hispânica e católica no seu país ao sul do mundo.

Neste extraordinário livro "El hombre: animal político - El orden social: princípios e ideologias", cuja leitura interessará de sobremaneira a este nosso amigo, empenha-se na análise da política entendida como a arte e actividade moral que visa a prossecução do bem comum social (o exacto oposto do que fazem os medíocres regimes partidocráticos contemporâneos, de que o socratismo e o zapaterismo são exemplos máximos), sempre imbuído de uma perspectiva vigorosamente católica tradicional, tendo ainda o mérito de dedicar o seu trabalho às figuras imperecíveis dos Padres Osvaldo Lira e Júlio Meinvielle, bem como de Carlos Alberto Sacheri (eminente leigo católico argentino, assassinado a tiro por pistoleiros comunistas em Buenos Aires, no ano de 1976). Recomendado sem hesitações!

Voltaremos em breve a Juan Antonio Widow, bem como ao socratismo e ao zapaterismo, este último ainda há pouco tão notavelmente analisado pelo Rafael neste mesmo espaço.

0 comentários: