sábado, junho 29, 2013

A experiência da tradição em Portugal (4)

 
 

O seminário abandonado de Santa Teresinha, em Pombeiro, Felgueiras, diocese do Porto

Supunha que estruturas assim, abandonadas deste modo, existissem somente em regiões como o Québec ou a Irlanda. Ao que parece, também as temos num Portugal onde o Catolicismo se eclipsa mais a cada dia que passa…

Causa impressão ver estas imagens. Ao contemplá-las, quase que podemos escutar as prelecções dos mestres; entrever a ansiedade das alturas que precedem os exames; ouvir as conversas e os risos dos momentos de descontracção; e sentir, acima de tudo, a elevação espiritual das celebrações litúrgicas segundo o rito tradicional. Cinquenta anos foram os suficientes para transformar este edifício numa ruína, autêntica metáfora materializada da Igreja institucional.

Depois disto tudo, não podemos deixar de pensar: o que faria deste mesmo edifício a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X ou até qualquer um dos institutos tradicionalistas da “Ecclesia Dei”?..
Fotos: blogue “Ruin’arte”.

Uma igreja transformada em livraria em Óbidos


Imaginava que situações destas ocorressem apenas em países como a Holanda ou os Estados Unidos. Pelos vistos, também as há num Portugal cada vez mais descristianizado e descaracterizado. E menos mau que, no caso, o projecto concebido - uma livraria - até parece ser respeitável e de qualidade. A coisa poderia ser muito pior, porventura tivesse originado um bar duvidoso ou uma discoteca manhosa…

Das semelhanças (ou falta delas) entre o Padre Leonardo Castellani e o Papa Francisco


Modéstia à parte, creio que fui eu o primeiro a abordar este assunto na blogosfera e logo a 18 de Março último, isto é, decorridos escassos cinco dias desde a eleição papal. Ficam agora, abaixo, as ligações para mais três artigos dedicados ao tema, todos com diferentes abordagens do mesmo. Pessoalmente, creio que ainda é cedo para fazer um juízo definitivo sobre a hipótese alvitrada, mas essa consideração deixo-a à livre apreciação dos meus leitores.

***

sexta-feira, junho 14, 2013

Uma agradabilíssima surpresa pelo Santo António


Francisco José Fernández de la Cigoña, no seu sempre estimável “La Cigueña de la Torre”, faz eco - e que eco! - ao artigo “Um pedido ao novo Patriarca de Lisboa” publicado neste espaço. Por me ter dado tão agradável surpresa, aqui fica, desde já, o meu sentido agradecimento ao ilustre bloguista católico.