segunda-feira, abril 29, 2013

Judas a quem caem as máscaras

Depois do Arcebispo Piero Marini, agora também o Cardeal Schönborn e o Padre Federico Lombardi vieram defender o reconhecimento jurídico das uniões de homossexuais. Não causa qualquer estranheza que as personagens em causa sustentem tal posição: confirma-se tão-só serem mais dois Judas a quem a máscara caiu de vez, em especial, Schönborn.

Doravante, começa-se a compreender melhor o motivo mais profundo da abdicação do Papa Bento XVI: cercado por gente de tão funesto calibre, a sua margem de manobra era nula. E percebe-se igualmente melhor o que o Papa então reinante pretendia dizer quando afirmava que os piores inimigos da Igreja estão no interior desta e que muitos dos seus membros cometem pecados contra a unidade da mesma Igreja.
De resto, não se alvitra a razão que leva bispos e presbíteros católicos a manifestarem-se a favor do reconhecimento jurídico das uniões de homossexuais, já que estas:

a) são contrárias à ordem natural e ao bem comum do todo social;
b) têm o seu centro de existência baseado num comportamento que constitui um pecado grave contra a lei moral;

pelo que em caso algum é lícito a um crente católico, qualquer que seja o seu estado de vida, apoiar o poder civil vigente no reconhecimento de tais uniões e, ainda menos, pretender beneficiar dos efeitos práticos que delas possam decorrer.
Perante estes sucessivos pronunciamentos em favor do reconhecimento jurídico das uniões de homossexuais feitos por importantes membros da hierarquia eclesiástica, factualidade que indicia notoriamente uma acção tramada e concertada, dir-se-á, utilizando uma metáfora de cariz futebolístico, que a bola está agora no campo do Papa Francisco. A este incumbirá pôr termo a esta onda que começa preocupantemente a agigantar-se. Será o primeiro grande desafio do seu pontificado e a primeira grande prova à afirmação da sua efectiva ortodoxia.

No entretanto, agradeçamos incessantemente a Deus a graça de nestes tempos tenebrosos nos haver concedido os sacerdotes da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, pois para estes o conselho evangélico do “Sim, sim! Não, não!” não oferece quaisquer dúvidas. Comprova-o o vídeo infra, bem demonstrativo da coragem destes pastores católicos que acompanham as suas ovelhas e não as desamparam no bom combate pela verdade.

sexta-feira, abril 26, 2013

Para reflectir


Quem está realmente em plena comunhão com a Igreja Católica?

Os sacerdotes e religiosos da FSSPX que dão testemunho da verdade, nas ruas de Paris, em defesa da instituição natural do casamento, o que valeu a um deles - irmão religioso - ser selvaticamente agredido pelos esbirros policiais às ordens do jacobino Hollande (ver esta peça impressionante, sobretudo a partir do minuto 4:19)? Ou o Arcebispo Piero Marini que, ademais de atacar com notória cobardia e evidente despeito a pessoa do Papa Bento XVI, em entrevista concedida ao jornal costa-riquenho “La Nación”, à revelia do magistério tradicional da Igreja, defendeu publicamente o reconhecimento jurídico das uniões de homossexuais?
Por mim, não tenho quaisquer dúvidas de que em plena comunhão com a Igreja Católica está quem faz o que a Igreja sempre fez e ensina o que a Igreja sempre ensinou. E esse, aqui, não é o caso do Arcebispo Piero Marini, muito longe disso…

quinta-feira, abril 25, 2013

Alguns aforismos de Nicolás Gómez Dávila sobre a democracia

 
Excelentes para desenfastiar do dia de hoje.
***
- La democracia es una religión antropoteísta. Su principio es una opción de carácter religioso, un acto por el cual asume al hombre como Dios. Su doctrina es una teología del Hombre-Dios, su práctica es la realización del principio en comportamientos, en instituciones y en obras.
- La popularidad de un gobernante, en una democracia, es proporcional a su vulgaridad.
- La democracia ignora la diferencia entre verdades y errores; solo distingue entre opiniones populares y opiniones impopulares.
-Hay que repetirlo y repetirlo: la esencia de la democracia es la creencia en la soberanía de la voluntad humana.
- El capitalismo es deformación monstruosa de la propiedad privada por la democracia liberal.
- Mientras no lo tomen en serio, el que dice la verdad puede vivir un tiempo en democracia. Después, la cicuta.
- Errar es humano, mentir democrático.
- La democracia sería una inocentada si no fuese el disfraz de una blasfemia.
- Mientras más graves sean los problemas, mayor es el número de ineptos que la democracia llama a resolverlos.
- La democracia, en tiempo de paz, no tiene partidario más ferviente que el estúpido, ni en tiempo de revolución colaborador más activo que el demente.
- La democracia sólo tolera dos partidos: el vocero de las ideas estúpidas, el protector de las codicias sórdidas.
- El mesías anunciado por los profetas de la democracia decomonónica resultó meramente el aborto del anticristo.
- “Patriota”, en las democracias, es aquel que vive del Estado; “egoísta” aquel de quien el Estado vive.
- Un hervidero de gusanos en el cadáver de una sociedad es síntoma de salud, según el demócrata.
- Si el comunismo denuncia la estafa burguesa, y el capitalismo al engaño comunista, ambos son mutantes históricos del principio democrático, ambos ansían una sociedad donde el hombre se halle, en fin, señor de su destino.
- Para la democracia individualista y liberal, la volición del hombre es libre de obligaciones internas, pero sin derecho de apelar a instancias superiores contra las normas populares, contra la ley formalmente promulgada, o contra el precio impersonalmente establecido. El demócrata individualista no puede declarar que una norma es falsa, sino que anhela otra; ni que una ley no es justa, sino que quiere otra; ni que un precio es absurdo, sino que otro le conviene.
- La veneración de la riqueza es fenómeno democrático. El dinero es el único valor universal que el demócrata puro acata.
- Los mandatarios burgueses del sufragio prohíjan el estado laico, para que ninguna intromisión axiológica perturbe sus combinaciones. Quien tolera que un reparo religioso inquiere la prosperidad de un negocio, que un argumento ético suprima un adelanto técnico, que un motivo estético modifique un proyecto político, hiere la sensibilidad burguesa y traiciona la empresa democrática.
Nicolás Gómez Dávila, in “Sentencias Doctas de un Pensador Antimoderno o de un Auténtico Reaccionario”, Santa Fe de Bogotá, 2001, compiladas pelo Dr. Alejandro Ordóñez Maldonado, páginas 17 a 20.

segunda-feira, abril 22, 2013

Obra Completa do Padre António Vieira



O início da publicação da obra completa do Padre António Vieira constitui uma magnífica notícia para todos os cultores da língua portuguesa, onde quer que eles se encontrem. Porém, aproveite-se a ocasião para sublinhar que os escritos do insigne jesuíta não existem para ser apreciados apenas de um ponto de vista estético, formalístico ou, quando muito, à luz de uma releitura que transforma o seu autor num protomodernista, num falso ecumenista e num internacionalista revolucionário.

Ao invés, como já aqui escrevi em tempos, se Vieira é um incontestável mestre da língua portuguesa, na sua obra - em especial, nos “Sermões” - ele é antes de mais, e acima de tudo, um imperador da autêntica doutrina tradicional católica! Vieira é um dos nossos! Um tradicionalista! Portanto, fruamo-lo e formemo-nos na leitura da sua obra!

Pistas para abordar o pontificado do Papa Francisco


Neste espaço, somos certamente papistas, mas não somos papólatras e ainda menos papófobos. Em todo o caso, não temos quaisquer obsessões - num sentido positivo ou negativo - com a pessoa do Papa. Por isso, com a devida vénia ao blogue “InfoCaótica”, transcrevemos o texto abaixo, notável por toda a prudência verdadeiramente católica que nele perpassa.
***
I. Francisco es el Papa. Se debe proceder ante él como ante todos los Vicarios de Cristo.
II. Pedir a Dios que no incidan en el pontificado de Francisco los aspectos más negativos de Jorge Bergoglio. Que sea el Papa que necesita la Iglesia, a pesar de la madera que hay detrás.
III. Reconocer todo cuanto de bueno, bello y verdadero sostenga y obre desde su Sede, sin papolatrías, ni adulaciones.
IV. No confundir gestos y opiniones con magisterio eclesial o actos de gobierno.
V. Distinguir la vera realidad (Francisco) de las campañas multimediáticas sobre el nuevo Pontificado (espíritu de Francisco). Atender no a lo que digan los medios sobre Francisco, sino lo que diga y obre el Papa.
VI. Recordar que la resistencia a los errores, confusiones y felonías de los Pastores, es obediencia a una Autoridad superior.
VII. Estar atento a las enseñanzas del Apocalipsis para crecer en la perspectiva escatológica. No a la multitud de aparicionismos, videntes o revelaciones privadas, de dudoso origen, que más conducen a la demencia que a la salud.

Reeditados "Os Disparates do Mundo", de G. K. Chesterton


Por boa iniciativa da “Aletheia”, a obra “Os Disparates do Mundo”, de G. K. Chesterton, encontra-se de novo à disposição dos leitores portugueses. Trata-se de um livro muito querido neste espaço, autêntico “vade mecum” contra a ditadura do relativismo e a tirania do niilismo contemporâneos, hoje ainda mais actual do que na época em que foi publicado pela primeira vez (1910) na defesa que faz dos valores civilizacionais simples, mas fundamentais, de uma sociedade autenticamente cristã. Leitura recomendadíssima.